alergia e tratamento
medidas preventivas
No caso de rinites e asmas, as pessoas alérgicas devem adotar medidas gerais que previnam as crises e preparam o organismo, para melhor enfrentá-las. Dentre estas, destacam-se:
-
Rígido controle do ambiente frequentado pelo indivíduo (afastamento de poeira e ácaros).
-
Viva o mais saudável possível, ao ar livre. Passeios frequentes em praias, campos ou parques, ou banhos de piscina.
-
Prática de qualquer tipo de esporte. A natação é importante, mas não é exclusiva. Esportes coletivos, ginástica, dança e outros são igualmente úteis.
-
Realização de exercícios respiratórios específicos, ou seja, fisioterapia respiratória.
-
Tomar banho menos quente ou, de preferência banho frio (importante para "habituar" o organismo à mudanças de temperatura).
-
Não ter medo de tomar "gelados" e sorvetes ou andar descalço.
-
Aplicação uma vez por ano de uma vacina contra gripe, principalmente em crianças menores e idosos, para diminuir a frequência de infecções por vírus.
controle do ambiente
Todas as pessoas sensíveis à poeira devem tomar consciência da presença do ácaro no próprio ambiente do lar e adotar as medidas necessárias para o seu controle. Devem visar basicamente o quarto de dormir e a sala de televisão, pois neles o alérgico passa a maior parte do seu tempo.
Uma pessoa adulta permanece no quarto de dormir em média por 8 horas, "um terço da vida." Uma criança fica na cama entre oito e 12 horas e mais algum tempo no chão, brincando. Por isso, a limpeza rigorosa e completa do quarto é obrigatória e cuidados especiais devem ser tomados com a cama, colchão e travesseiros. Tais ambientes devem ser os mais simples possíveis.
O afastamento de inalantes é o método mais natural para frear o processo imunológico e, consequentemente, reduzir a inflamação, a hiper-reatividade e os sintomas. Isto é tão importante que se pode dizer que "uma pessoa colocada dentro de uma bolha estéril, praticamente ficaria livre da rinite e da asma."
Não cabe só se preocupar com a limpeza da casa, mas é necessária uma verdadeira "higienização" do ambiente, para impedir a participação dos inalantes na rinite e na asma.
Poeira de casa não é sinônimo de casa suja. Os procedimentos rotineiros de limpeza podem não ser suficientes para remover totalmente a poeira e os ácaros. Por isso, recomendam-se cuidados especiais em casas onde mora uma pessoa alérgica. Este fato é mais importante ainda quando falamos de crianças, que adoram ficar no chão, brincando, vendo TV e, portanto muito mais à mercê da poeira e dos ácaros.
Há um ditado entre os médicos que diz: "retirada a causa, cessam os sintomas". Certos alérgenos inalados, como penas e lã, podem ser totalmente afastados, entretanto a poeira e os mofos são praticamente inevitáveis.
Difícil também é o afastamento de animais de estimação, principalmente cachorros e gatos. Não basta que o paciente não lide com eles, porquanto é suficiente que vivam na casa para o exame microscópico da poeira colhida em qualquer local da moradia mostrar a presença de partículas de pele desses animais. Há uma caspa normal neles e que se desprende naturalmente. Felizmente a frequência da asma por epitélio de animais é pequena.
Atenção, porque mesmo após retirar o animal de casa, seus alérgenos podem permanecer no ambiente por vários meses e a melhora dos sintomas, portanto, não é imediata.
Existem diversos métodos para eliminar os ácaros da poeira de casa, como acaricidas e aparelhos elétricos esterilizadores ambientais.