top of page
teste alérgico intradérmico
testes de diagnósticos

intradérmico

O teste cutâneo intradérmico consiste em injetar os alérgenos, através de agulhas finas, nas primeiras camadas da pele.

 

Esses testes podem ser do tipo imediatos ou tardios.

testes intradérmicos de reação imediata (do tipo imediato):

São geralmente realizados para tentar confirmar a alergia quando os testes de puntura derem negativos mas ao mesmo tempo a avaliação clínica sugerir fortemente que a alergia está sendo causada pelo(s) alérgeno(s) testado(s).

 

O teste de puntura é menos sensível que o intradérmico e por isso, em alguns casos, o resultado de puntura negativo pode ser confirmado pelo intradérmico. Um teste intradérmico imediato negativo é altamente sugestivo de que a alergia não está sendo causada pelo alérgeno testado.

 

Comparado com os testes de puntura, os intradérmicos possuem a desvantagem de se realizar uma quantidade menor de testes por vez, além de possuírem maior chance de ocorrência de reações adversas. Há recomendação de que os testes intradérmicos sejam realizados somente após testes iniciais de puntura.

 

A leitura é imediata, geralmente 15 minutos após a realização do teste. A resposta do paciente ao extrato alergênico testado é graduado com base no tamanho da reação de pápula e vermelhidão formada.

testes intradérmicos de reação tardia ou de reação do tipo tuberculina (do tipo tardio):

São usados nas avaliações da imunidade celular (defesas do organismo) e de hipersensibilidade à fungos (mofo). Consistem na introdução de antígenos de microorganismos agressores via intradémica seguida de uma leitura 48 horas após a injeção. A resposta do paciente ao extrato testado é graduada com base no tamanho da reação de pápula e vermelhidão formada.

 

Um teste positivo pode indicar que o paciente entrou em contato com o microorganismo agressor, foi vacinado previamente contra ele, ou mesmo que está atualmente infectado. Em certos casos evidencia reações de hipersensibilidade a esses microorganismos.

 

Um teste negativo pode indicar que há uma diminuição da imunidade celular, ou seja, alteração no sistema de defesa do organismo.

 

A Alergolatina disponibiliza antígenos bacterianos e micóticos (fungos ou mofos) avulsos, assim como misturas especiais (bacterianos e fungos micóticos mix) para a realização desses testes tardios.

compartilhar

  • Whatsapp
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
bottom of page